Regulamento Geral Proteção de Dados

Perguntas Frequentes

Sobre Candidatos

UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO

O que é o Iefponline?

expandir

O Iefponline é um serviço interativo no âmbito exclusivo da área do emprego, gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), totalmente gratuito para os seus utilizadores, com cobertura nacional e funcionando online, 24 horas por dia, através do qual se visa, essencialmente, proporcionar:

  • A possibilidade de inscrição no IEFP como, utente e candidato a emprego, ficando o seu pedido afeto ao Serviço de Emprego da área de residência, bem como a possibilidade de elaborarem o seu Plano Pessoal de Emprego online;

  • A indicação do seu Gestor de Carreira na área pessoal;

  • Para os candidatos já registados nos Serviços de emprego, a possibilidade de acederem ao pedido de emprego; comunicarem as alterações que pretendem ver registadas; consultar e responder a pedidos de esclarecimento/informação e anexo de documentos solicitados pelo técnico; comunicarem a obtenção de emprego; comunicarem a alteração de morada; solicitarem a obtenção de declaração comprovativa da sua situação face ao emprego;

  • Consulta de ofertas de emprego, para trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, no sector privado ou na Administração Pública, neste caso com ligação à Bolsa de Emprego Público (BEP);

  • Candidatura direta às ofertas de emprego nacionais e para o estrangeiro;

  • Elaboração de vários Curriculum Vitae (CV) e sua divulgação com possibilidade de introdução de alterações, sempre que necessário para melhorar as perspetivas de emprego e sua submissão a entidades com ofertas de emprego disponíveis, com possibilidade de indicar qual é o CV principal;

  • Utilização de gestor automático de pesquisa de ofertas de emprego que permite a notificação por e-mail sempre que existam ofertas ajustadas aos critérios de pesquisa que selecionou;

  • Aquisição de técnicas de procura de emprego, importantes para o sucesso na obtenção de um emprego;

  • Informação sobre apoios no âmbito do emprego e acesso aos respectivos formulários.

Caso me registe no Iefponline que garantias tenho relativamente à proteção dos meus dados?

expandir

Os instrumentos ao seu dispor no Iefponline são-lhe proporcionados e a sua qualidade e segurança de acesso garantidas pelo IEFP. Pela sua própria natureza e objetivos, os serviços disponibilizados requerem troca de informação, que podem ser consideradas, a um dado nível, de carácter pessoal/confidencial. Contudo, é responsável e titular dos dados que transmite, podendo controlar a quantidade de informação que é disponibilizada, quando e em que circunstâncias esta poderá, ou deverá ser facultada a terceiros. Assim,

  • Nenhum dos seus dados de contacto ou identidade ficam acessíveis a terceiros, a não ser que dê indicações nesse sentido;

  • Nenhuma da informação que nos seja transmitida será facultada, por via gratuita ou comercial, a quaisquer outras entidades;

  • Os nossos serviços respeitam o previsto no Regulamento EU 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 - RGPD.

Registei-me no Iefponline, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?

expandir

O processo de recuperação da Palavra-Chave é efetuado através do recurso ao automatismo de recuperação de nome de utilizador / palavra-chave, disponível no portal através da opção "Pretende Recuperar ou Alterar a Palavra-chave?".

Depois de preencher os passos indicados nesta opção recebe um e-mail ou SMS com os dados de acesso.

No entanto, pode colocar-nos a questão através do Centro de Contacto (300 010 001), indicando o tipo e número do documento de identificação que utilizou para efetuar o registo, bem como o nome e e-mail.

Pode ainda contactar-nos através da página e-Balcão, disponível no portal do IEFP.

CANDIDATURA A EMPREGO

Estou à procura de emprego. Onde posso registar-me como candidato a emprego?

expandir

Para se registar como candidato a emprego, pode dirigir-se a um dos Centros de Emprego existentes em todo o território continental. Contudo, a sua inscrição fica sempre afeta ao Centro de Emprego da sua área de residência.

No caso de pretender requerer prestações de desemprego, ou o Rendimento Social de Inserção, deverá dirigir-se diretamente ao Centro de Emprego da sua área de residência.

O IEFP disponibiliza também, um conjunto de serviços que lhe permitem designadamente:

  • Divulgar o seu CV que poderá ser consultado por potenciais empregadores, podendo optar igualmente pela inscrição como candidato a emprego e ficar registado no centro de emprego da sua área de residência, tendo acesso a todos os serviços disponíveis, indicados na sua área pessoal;

  • Consultar ofertas de emprego.

Qual o Centro de Emprego da minha área de residência?

expandir

Para saber qual o Centro de Emprego aceda aqui.

Pretendo dirigir-me a um Centro de Emprego para me inscrever como candidato a emprego, qual a documentação requerida?

expandir

Para se inscrever num Centro de Emprego, necessita de um documento de identificação atualizado:

  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão atualizado se for cidadão nacional;

  • Bilhete de Identidade de Cidadão Estrangeiro ou Passaporte, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu

  • Titulo que permite a sua permanência em Portugal e possibilita o acesso ao emprego, se for cidadão de um país fora do Espaço Económico Europeu.

Sempre que o documento de identificação apresentado não contenha fotografia, deve ser confirmado pela apresentação de um documento com fotografia.

Deverá igualmente ser portador, do cartão de beneficiário da Segurança Social e cartão de contribuinte, se for cidadão nacional.

Na impossibilidade de apresentação de qualquer documento de identificação, pode ser vedada a inscrição aos utentes.

Em tempos estive inscrito num Centro de Emprego. Posso ativar a minha candidatura através da Internet?

expandir

Pode, registar-se aqui, contudo, poderá vir a ser contactado para clarificar ou confirmar a informação registada, e terá que se dirigir ao Centro de Emprego.

Que sequência é dada ao meu registo como Candidato a Emprego através do Iefponline e o que decorre dele?

expandir

O seu registo será sujeito a um processo de validação pelos serviços do IEFP. Este processo implica que a confirmação do registo se efetue presencialmente, sendo para este efeito contactado, através da sua área de gestão, pelo centro de emprego da área da sua residência.

Mudei de residência e pretendo solicitar a alteração da morada. Como posso fazê-lo?

expandir

Pode deslocar-se a um Centro de Emprego e solicitar presencialmente essa alteração.

Pode, em alternativa, comunicar a alteração por via postal, Fax ou E-mail, para o Centro de Emprego em que está inscrito ou alterar os seus dados no portal Iefponline.

Outra alternativa é optar pelo serviço de alteração de morada disponível no Portal do Cidadão.

Estou inscrito(a) no Centro de Emprego, mas entretanto consegui arranjar um emprego pelos meus próprios meios. Como devo informar o IEFP de que já estou empregado?

expandir

Deve informar o Centro de Emprego em que está inscrito, por correio, fax ou correio eletrónico, referenciando a sua nova situação e a data em que a mesma teve início - indicando também se pretende ou não manter a sua inscrição para emprego.

Em alternativa, pode também fazê-lo presencialmente, deslocando-se a um Centro de Emprego, ou enviando alguém em sua representação.

Pode igualmente utilizar os serviços aqui disponibilizados.

Posso pedir declarações através da Internet?

expandir

Para obter declarações via web, terá que se registar no portal, e depois aceder à respetiva opção.

O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para a minha residência, mas não pude comparecer. Como devo proceder?

expandir

Deve apresentar justificativo dos motivos para a sua não comparência, no prazo de cinco dias a contar da data para a qual foi convocado.

São consideradas justificações atendíveis, designadamente, a incapacidade temporária por doença, o cumprimento de deveres legais ou outros motivos, devidamente avaliados e aceites pelo Centro de Emprego.

Como posso consultar e candidatar-me a ofertas?

expandir

A partir do Iefponline, poderá proceder livremente à pesquisa de ofertas de emprego. Poderá efetuar essa pesquisa em termos globais, ou de acordo com os critérios disponíveis (região, profissão, habilitações, idioma, tipo de contrato - permanente ou temporário - e a tempo completo ou parcial), ou aceder diretamente às ofertas do dia, da semana, ou por área profissional, sendo os resultados apresentados por n.º de oferta, profissão, concelho e habilitações. Clicando no n.º da oferta, poderá visualizar os respetivos dados e candidatar-se à mesma, tendo, para esta última operação, que encontrar-se devidamente registado, com currículo e/ou pedido de emprego ativo.

Pode ainda dirigir-se qualquer centro de emprego.

O que posso fazer para receber informação sobre ofertas de emprego?

expandir

Através do gestor de ofertas, pode receber na sua caixa de e-mail informação periódica sobre as ofertas que melhor se ajustam ao seu perfil.

Registei o meu CV no Iefponline. Fico automaticamente registado no CTE da minha área de residência?

expandir

Ao divulgar o seu CV, este fica disponível para ser consultado por potenciais empregadores. Contudo, este registo não implica a sua inscrição como candidato a emprego no centro de emprego da sua área de residência.

Sobre Empregadores

UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO

O que é o Iefponline?

expandir

O Iefponline é um serviço interativo no âmbito exclusivo da área do emprego, gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), totalmente gratuito para os seus utilizadores, com cobertura nacional e funcionando online, 24 horas por dia, através do qual se visa, essencialmente, proporcionar:

  • Divulgação on line de necessidades de recrutamento (ofertas de emprego) que serão igualmente difundidas pela rede de centros de emprego do IEFP;

  • Consulta de CV cujos perfis podem ajustar-se às suas necessidades de recrutamento;

  • Utilização de gestor automático de CV que permite a notificação por e-mail sempre que existam CV ajustados aos critérios de pesquisa que selecionou;

  • Possibilidade de contactar diretamente os candidatos que tenham CV disponível;

  • Informação sobre apoios no âmbito do Emprego (empresas e entidades sem fins lucrativos) e acesso aos respetivos formulários.

  • Candidaturas eletrónicas às Medidas de Emprego-Inserção (Contrato Emprego-Inserção e Contrato Emprego-Inserção+), Medidas de Estágios Profissionais (Estágios Profissionais), Impulso Jovem (Medidas Passaporte Emprego) e Medidas de Qualificação Emprego (Medida Programa Qualificação-Emprego e Medida Programa Qualificação-Emprego-Medida 1) e Gestão das Candidaturas submetidas;

  • Alertas e consulta de mensagens e notificações relativas à submissão das candidaturas eletrónicas e possibilidade de resposta às mesmas.

Caso me registe no Iefponline que garantias tenho relativamente à proteção dos meus dados?

expandir

Os instrumentos ao seu dispor no Iefponline são-lhe proporcionados e a sua qualidade e segurança de acesso garantidas pelo IEFP. Pela sua própria natureza e objetivos, os serviços disponibilizados requerem troca de informação, que podem ser consideradas, a um dado nível, de carácter pessoal/confidencial. Contudo, é responsável e titular dos dados que transmite, podendo controlar a quantidade de informação que é disponibilizada, quando e em que circunstâncias esta poderá, ou deverá ser facultada a terceiros. Assim,

  • Nenhum dos seus dados de contacto ou identidade ficam acessíveis a terceiros, a não ser que dê indicações nesse sentido;

  • Nenhuma da informação que nos seja transmitida será facultada, por via gratuita ou comercial, a quaisquer outras entidades;

  • Os nossos serviços respeitam o previsto no Regulamento EU 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 - RGPD.

É obrigatório registar-me no Iefponline para aceder aos serviços aí disponibilizados?

expandir

Existem serviços que não requerem registo, tais como o acesso a informação de carácter geral; acesso a formulários de candidatura a apoios no âmbito do emprego (empresas e entidades sem fins lucrativos) ou consulta de CV .

Contudo, para poder beneficiar de todas as possibilidades proporcionadas pelo Iefponline, aconselhamos que se registe.

Registei-me no Iefponline, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?

expandir

O processo de recuperação da Palavra-Chave é efetuado através do automatismo de recuperação de nome de utilizador / palavra-chave, disponível no portal através da opção "Pretende Recuperar ou Alterar a Palavra-chave?".

Se não se recorda da palavra-chave, depois de preencher os passos indicados nesta opção recebe um e-mail com os dados de acesso.

No entanto, pode colocar-nos a questão através do Centro de Contacto (300 010 001), indicando o seu número de pessoa coletiva da entidade, nome e e-mail.

Pode ainda contactar-nos através da página e-Balcão, disponível no portal do IEFP.

APOIOS A EMPRESAS

Sou empresário e quero saber se poderei obter algum apoio técnico do IEFP.

expandir

O IEFP pode proporcionar-lhe, para além dos apoios ao emprego (empresas e entidades sem fins lucrativos) promovidos através das diversas medidas existentes no âmbito da política de emprego, apoios técnicos ao recrutamento e seleção de pessoal.

Para mais informações sobre as condições em que pode beneficiar destes apoios, deverá contactar o Centro de Emprego da sua área.

Que meios posso utilizar para comunicar as minhas necessidades de recrutamento de novos trabalhadores?

expandir

Poderá desde logo registar aqui as suas ofertas de emprego. Pode em alternativa contactar de diversas formas o centro de emprego da área dos postos de trabalho que pretende ver preenchidos:

  • E-mail;

  • Fax;

  • Presencialmente;

  • Por Correio.

Deverá sempre identificar de forma completa a entidade que representa, designadamente com a identificação do Número de Pessoa Coletiva e atividade económica. Deverá igualmente detalhar em pormenor as condições requeridas e oferecidas. O IEFP poderá ter necessidade de contactar a entidade para confirmar a informação.

No entanto, pode colocar-nos a questão através do Centro de Contacto (300 010 001), indicando o seu número de pessoa coletiva da entidade, nome e e-mail.

Pode ainda contactar-nos através da página e-Balcão, disponível no portal do IEFP.

Que tipo de ofertas de emprego se pode divulgar?

expandir

Podem divulgar-se ofertas que configurem um contrato de trabalho subordinado em que o vínculo, do trabalhador à entidade, seja formalizado através de um contrato de trabalho por conta de outrém.

Ao registar uma oferta de emprego no vosso portal, esta fica disponibilizada apenas no Centro de Emprego do local da sede / estabelecimento?

expandir

A oferta de emprego fica automaticamente disponível em todos os centros de emprego e neste portal.

Que sequência é dada a uma Oferta de Emprego Registada através do Iefponline?

expandir

A oferta será sujeita a um processo de validação pelos serviços do IEFP, na sequência do qual a entidade ofertante poderá ser contactada com vista à clarificação ou confirmação da informação registada. Após esse processo, a oferta passará a estar disponível na Internet e nos Centros de Emprego.

O que posso fazer para receber informação sobre CV que se ajustam às minhas necessidades de recrutamento de trabalhadores?

expandir

Através do gestor de CV, aqui disponível, pode receber na sua caixa de e-mail informação periódica sobre os candidatos que melhor se ajustam às suas necessidades.

Como posso consultar, apagar ou modificar as minhas ofertas?

expandir

Após o registo da oferta, esta poderá ser sempre consultada, através do acesso à sua área pessoal e seleção da respetiva opção: "Consulte/Altere ou Anule as suas Ofertas de Emprego".

As alterações que pode efetuar são a data de validade da oferta e nº de postos de trabalho, que ficam automaticamente disponíveis para consulta.

Poderá também solicitar a anulação da sua oferta indicando o motivo.
A qualquer momento pode adicionar mais ofertas de emprego.
As ofertas só serão disponibilizadas no Portal após validação por parte do IEFP.
Apenas é possível alterar o conteúdo das ofertas de emprego caso as mesmas estejam VÁLIDAS.

Pode igualmente contactar com o centro de emprego respetivo.

Como posso saber se o IEFP encaminhou candidatos para a minha oferta?

expandir

Na sua área de gestão existe uma funcionalidade que lhe permite obter esta informação. Pode igualmente contactar o centro de emprego respetivo e solicitar a informação.

Como devo informar o IEFP sobre os resultados decorrentes do encaminhamento de candidatos para as minhas ofertas de emprego?

expandir

Poderá utilizar as funcionalidades existentes aqui, bastando para isso aceder à sua área pessoal e selecionar o serviço respetivo. Pode igualmente informar o centro de emprego respetivo, remetendo os documentos, devidamente preenchidos, que normalmente os candidatos entregam aquando das entrevistas.

Como posso consultar currículos de candidatos?

expandir

A partir do Iefponline, poderá proceder livremente à pesquisa dos CV disponibilizados.

Poderá efetuar essa pesquisa em termos globais, ou de acordo com os critérios disponíveis (região, profissão, habilitações, etc.), ou aceder diretamente aos CV do dia, da semana, ou por área profissional, sendo os resultados apresentados por n.º de CV, prática, habilitações e área residência. Clicando no n.º do CV, poderá visualizar os respetivos dados.

Existem restrições à consulta dos currículos disponíveis?

expandir

Sim, nos termos da informação que os candidatos entendam ou não disponibilizar.